Os Perigos
Será que embarcamos no barco certo? Será este o barco que nos vai levar ao fundo? Estaremos já no fundo? Haverá salvação? Perguntas complicadas de respostas ainda mais dificeis.
A Comissão Europeia veio tecer algumas considerações sobre o programa do governo contra ao défice e chegou à conclusão de algo que o governo deveria ter assumido como ponto de honra, a redução da despesa pública.
Tenta-se resolver o problema do défice, criando outro? é isso que se pretende? É evidente que este programa tem como resultados a redução do défice mas apenas a médio prazo, sendo que os resultados em 2008-2009 são imprevisiveis, e tudo dependerá em parte da conjuntura económica internacional. Mas para além disso vão fazer com que a divida pública cresça e ultrapasse o limite imposto pelo pacto de estabilidade (60% do PIB)
Como se pode justificar que o Estado continue a engordar? O que é preciso é uma grande dieta, nem que isso tenha de implicar uma completa reestruturação da administração pública (este deve ser o primeiro alvo), porque se não for nada mais se poderá fazer do que atacar o problema pela despesa social ou os investimentos (se não houver investimento não há fundos europeus do quadro comunitário de apoio)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home